Uma programação cultural rica e diversificada espera pelos 250 mil visitantes estimados para a segunda edição da Bienal do Livro de Minas, que acontece entre os dias 14 e 23 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. Este ano, a organização do evento se concentrou em oferecer ao público uma grade ainda mais dinâmica e especialmente desenvolvida para atender a todas as faixas etárias e perfis. Para isso, contará com a participação de um maior número de autores em áreas como o Café Literário e Arena Jovem, aumento das atividades do Circo das Letras, além da inclusão de um novo espaço, batizado de Goleada Literária.
O crescimento das vagas destinadas à Visitação Escolar é outro destaque. O programa, que tem como premissa a aproximação entre os estudantes e a leitura, receberá neste ano 42 mil alunos, contra 28 mil estudantes em relação a 2008. “Estamos prevendo um crescimento de 50% de estudantes que poderão participar da Bienal por meio deste programa”, explica a gerente do evento, Tatiana Zaccaro. Haverá ainda a ampliação das áreas de lazer e conforto para os visitantes; além da expansão de 50% da área física ocupada no Expominas.
De acordo a Fagga Eventos/GL events Brasil e a Câmara Mineira do Livro, organizadores do evento, a segunda Bienal do Livro de Minas foi desenvolvida pensando na qualidade e diversidade do conteúdo. “A cada edição buscamos novas formas para estimular ainda mais o hábito da leitura. Vamos apresentar propostas diferentes, que vão aproximar ainda mais os leitores do universo literário”, conta a vice-presidente da Fagga, Andréia Repsold.
Ampliação
Este ano, a Bienal do Livro de Minas contará com um número maior de sessões no Café Literário na Arena Jovem, o que resultará em um total de aproximadamente 90 autores. De acordo com a escritora Guiomar de Grammont, responsável mais uma vez pela curadoria destes espaços, a intenção é promover o encontro entre leitores e escritores, despertando a curiosidade pelo universo literário. Guiomar também é idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto e diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Além do aumento do número de sessões, a gerente de projetos da Fagga Eventos, Tatiana Zaccaro, ressalta que o espaço físico do Café Literário será ampliado para comportar, com mais conforto, um público ainda maior. “Estamos investindo na infraestrutura de todo o evento para garantir o bem-estar dos cerca de 250 mil visitantes que esperamos receber nos 10 dias de evento. Esse número representa um aumento de mais de 10% no número de visitantes em relação a 2008, quando a Bienal recebeu 225 mil pessoas”, afirma a gerente. Para isso, serão investidos R$ 3,6 milhões, 25% a mais que em 2008.
Café Literário
Ponto de encontro de autores e personalidades do meio literário, no qual acontecem debates em sessões com temas variados, que vão desde os desafios da criação literária até literatura e mitologias ancestrais. Para o espaço, que tem capacidade para 168 pessoas, já estão confirmados encontros com Alberto Mussa, Arthur Dapieve, Menalton Braff, Paulo Markun, Ruy Castro, Zuenir Ventura, Mauro Ventura, Rubem Alves, Mary Del Priore, Luiz Ruffato e Tatiana Salem Levy, além dos mineiros Jacyntho Lins Brandão, Ronaldo Werneck, Joaquim Branco, Carlos Herculano Lopes, Jaime Prado Gouvea, entre outros. Entre as sessões programadas, destaca-se a “Amigos para sempre”, que vai homenagear Tancredo Neves. O encontro vai acontecer no dia 14 de maio, na inauguração do Café Literário, às 12h30.
Arena Jovem
Um espaço bem-humorado e descontraído, voltado especialmente para adolescentes e jovens adultos. Escritores e personalidades de diferentes áreas – artistas, músicos, jornalistas e educadores – conversam sobre comportamento, educação, redes sociais, futebol, música, entre outros temas. Para a Arena Jovem, estão confirmadas as participações de Marcelino Freire, Dado Villa-Lobos, João Gabriel Lima, João Alegria, Rosana Hermann e Paulo Cesar Araújo, entre outros.
Circo das Letras
O Circo das Letras é o espaço infanto-juvenil onde os visitantes terão contato direto com o universo mágico dos livros. Em formato de circo com picadeiro, luzes e cores, tudo com fácil acesso para as crianças. As apresentações têm duração de cerca de vinte minutos e a coordenação do projeto é da contadora de histórias e escritora Daniela Schindler. “Era uma vez… Em um tempo distante… Assim começa a narrativa, aquele que está a ouvir esse relato se prepara para abrir a porta mágica. Para que a história se desenrole, faz-se de conta. Bem vindo ao palco do Circo das Letras. Aqui serão encenados contos extraídos da literatura oral. Máscaras, música, mímica, origami são algumas dos recursos utilizados em cena”, ela recita.
Goleada Literária
Um espaço dedicado ao tema mais comentado na véspera da Copa do Mundo, assim será esta nova área da Bienal do Livro de Minas 2010. Em forma de “reunião de concentração“, a Goleada Literária oferecerá uma grade de palestras sobre o tema, nos finais de semana do evento. Ao todo, serão quatro bate-papos com jogadores, técnicos de futebol, jornalistas esportivos, escritores e/ou personalidades. Além das sessões oficiais, organizadas pela Bienal, as editoras expositoras desta área poderão organizar sessões de autógrafos, debates e outras atividades ligadas ao mundo do futebol.
Auditório José Mindlin
Com capacidade para 120 pessoas, o Auditório José Mindlin contará com a sessão “O que é qualidade em Literatura Infantil e Juvenil? Com a palavra, escritores, ilustradores e educadores”. Com curadoria e mediação de Ieda Oliveira, o debate acontecerá no dia 20 de maio, das 14h às 16h, e contará com a participação de Bartolomeu Campos de Queirós, Leo Cunha, Marilda Castanha e Rosa Helena Mendonça.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem foi o autor do texto? Meninos(as) vccês estão se esquecendo de colocar quem são os responsávies pelos textos. Outra coisa não é apenas copiar. O assunto é muito bom , pq vcs não colocaram um resumo ou a aopinião de vcs?
ResponderExcluir