Após explosão, plataforma de petróleo afunda no Golfo do México e 11 estão desaparecidos
Uma plataforma de petróleo afundou no Golfo do México nesta quinta-feira, após sofrer uma explosão na noite de terça-feira. Segundo a Guarda Costeira americana, 11 trabalhadores estão desaparecidos.
A estimativa é de que, no momento da explosão, 126 pessoas estavam a bordo da plataforma, chamada Deepwater Horzion, no que fica a 84 quilômetros sudoeste do porto de Venice, nos EUA. Foram resgatadas 115 pessoas, quatro delas com ferimentos.
A empresa que opera o local, a Transocean, disse que não havia sinais de problemas antes da explosão e que equipes estavam fazendo trabalhos de rotina.
Os trabalhadores das instalações pularam no mar de uma altura de até 30 metros para se salvar. Ainda não se sabe a causa do acidente.
Preocupação ambiental
O naufrágio da plataforma pode trazer problemas ambientais à região, dada a possibilidade de provocar um vazamento de 8 mil barris de óleo cru de por dia (cerca de 1,2 milhões de litros). Além do óleo cru, estavam estocados ali 2,6 milhões de diesel.
A Guarda Costeira dos EUA não soube afirmar com certeza se o petróleo e o diesel já estavam vazando, embora uma mancha de 1,5 por 8 km tenha sido avistada nos arredores da explosão.
Ainda não existe uma avaliação sobre os danos que o combustível pode causar ao mar do Golfo, mesmo com um ecossistema acostumado à perfuração para exploração de petróleo e eventuais derramamentos do material.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário